top of page
  • Instagram
  • Twitter
  • Foto do escritorPriscila Viana

“Descidão dos Quilombolas” e “VemNiMim, Arnesto!” no Calendário Cultural e Festivo de Aracaju


Foto: Gilton Andrade

Uma ótima notícia para a cultura e o carnaval de rua em Aracaju. Os blocos “Descidão dos Quilombolas” e “VemNiMim, Arnesto!” agora fazem parte do Calendário Cultural e Festivo do município de Aracaju. A inserção foi aprovada em primeira votação pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta terça, 06, através dos Projetos de Lei 47/2023 e 48/2023, de autoria da vereadora Professora Sonia Meire (PSOL).


De acordo com a vereadora Sonia Meire, Projetos de Lei que reconhecem os grupos culturais como partes integrantes do Calendário Cultural e Festivo de Aracaju são essenciais para fortalecer a cultura local e os grupos que lutam pela valorização cultural.


“O PL 47/2023 é um dos primeiros que apresentamos nesta casa, por entender a importância do Descidão dos Quilombolas enquanto manifestação cultural em Aracaju. Além disso, é um grupo que tem legitimidade junto à comunidade que se localiza ali nos arredores da rua Geruzinho, desenvolve projetos voltados à formação de crianças e adolescentes na comunidade, que é formada majoritariamente pela população negra e que, a partir do seu trabalho, também contribui para mudar a realidade local”, defendeu Sonia Meire.


Já o “O VemNiMim, Arnesto!”, que também percorre as ruas de Aracaju durante o carnaval, foi inserido no Calendário Cultural e Festivo de Aracaju por meio do PL 48/2023. “O ‘VenNiMim, Arnesto!” é um bloco que tem feito o carnaval de rua em Aracaju há oito anos, com recursos próprios e doações. São homens e mulheres que se organizam para trazer a musicalidade, resgatar o carnaval de rua que a gente tanto reivindica. É um grupo que percorre as ruas da cidade levando música e alegria e muitas vezes sente dificuldades para aprovar o roteiro. Por isso, é importante reconhecer os grupos que lutam para resgatar o nosso carnaval, e que tornam a festa mais inclusiva para crianças e adolescentes”, destacou a vereadora sobre o bloco.


Vitória para a cultura


Para Claudemir Santos, integrante do Descidão dos Quilombolas, a aprovação representa uma vitória para toda a cidade de Aracaju. “Essa nova lei aprovada vem fortalecer o grupo, nos dar suporte logístico e financeiro para os nossos projetos e eventos. Agora, ficamos mais amparados e teremos mais respaldo na nossa atuação, pois já são oito anos na resistência cultural. Agradecemos imensamente à vereadora Sonia Meire em nome do Descidão dos Quilombolas, e a todos que votaram favoráveis ao projeto”, afirmou Claudemir.


Para Roque Sousa, integrante do grupo Samba do Arnesto, que organiza e realiza o bloco “VemNiMim, Arnesto!”, a aprovação do PL 48/2023, que insere o grupo no Calendário, é importante para fortalecer a cultura aracajuana. “O PL só cristaliza o que já acontece na prática. A população de Aracaju já abraçou o bloco há 8 anos “VemNiMim, Arnesto!”, desde quando começamos. É importante que as instituições, o Poder Público reconheçam o bloco como sendo um instrumento importante para a nossa cultura”, afirmou Roque.


O PL 47/2023 foi aprovado em primeira votação e após segunda votação e a fase de redação final, o PL segue para a sanção do prefeito Edvaldo Nogueira.


 

Priscila Viana é jornalista e mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).


bottom of page