Na tarde de ontem, 24, o senador Rogério Carvalho (PT) se encontrou com o presidente Lula (PT) no Palácio do Planalto. Segundo o senador, o encontro se destinou a articular investimentos em Sergipe, mas contribui também para o fortalecimento da oposição de esquerda em Sergipe.
Segundo consta na agenda do presidente Lula, o encontro se deu às 16h da tarde da última quarta-feira e teve como foco investimentos estratégicos do governo federal em Sergipe, como o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e novas unidades do Instituto Federal de Sergipe em Aracaju e Japaratuba.
O encontro entre o Rogério e Lula, oficialmente para debater investimentos em Sergipe, demonstra uma deferência por parte do presidente ao PT Sergipano e cumpre um importante papel de reforçar a atuação do partido na oposição em ano eleitoral.
Um dos mecanismos do grupo governista é a criação de um tom proibitivo em torno da atuação dos petistas que se mantiveram na oposição ao governo neoliberal de Fábio Mitidieri (PSD). Esse discurso foi visto em 2022, quando tentava criar uma imagem de rejeição de Lula com Rogério, mesmo Lula vindo a Sergipe fazer campanha para o petista ao governo.
Neste ano, o PT irá concorrer à prefeitura de Aracaju e novamente o discurso de isolamento e rejeição vem sendo utilizado. Mesmo com posicionamentos oficiais do PT nacional de que a pré-candidata Candisse Carvalho conta com o apoio da sigla, em Sergipe é visto esforço para tentar lançar dúvida.
Apesar dos assédios e de alguns petistas abertamente aderirem ao governo de Fábio, as maiores lideranças do partido, como Ana Lúcia, João Daniel e Rogério Carvalho, e a militância petista se mantêm firmes no esforço de apresentar um projeto de oposição.
Nesse contexto de assédios contra um projeto petista em Sergipe, o encontro do senador com o presidente petista contribui para fortalecer o projeto do partido, fundamental para o combate do crescimento da direita em Sergipe.