
Com a entrada em período de testes de um ônibus elétrico no sistema de transporte público de Aracaju, o Sergipense foi atrás de entender o processo para a aquisição desses veículos. Além dos 10 ônibus elétricos já assegurados para a prefeitura da capital pelo governo Lula (PT), outros 32 estão liberados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o governo de Sergipe, aguardando uma decisão final do governo para sua aquisição.
O PAC, em sua linha de crédito destinada à renovação de frota do transporte coletivo em todo o país, incentiva a substituição de veículos poluentes por modelos mais ecológicos, como os ônibus elétricos ou a combustão no padrão Euro 6, que apresentam maior eficiência energética. No estado de Sergipe, quatro propostas foram apresentadas no âmbito do programa, mas apenas as enviadas pelo governo estadual incluíam veículos elétricos. Por outro lado, a gestão municipal de Aracaju, comandada por Edvaldo Nogueira (PDT) à época, inicialmente propôs apenas a aquisição de veículos a combustão.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Aracaju, foi necessário um esforço junto ao governo Lula para que os recursos fossem redirecionados para a compra de ônibus elétricos. Esse esforço resultou na aprovação por parte do Ministério das Cidades, garantindo os 10 veículos elétricos que integrarão o transporte público da capital. Esses novos ônibus prometem maior eficiência e conforto aos usuários, características que faltam na atual frota.
Na portaria do Ministério das Cidades que liberou os recursos, Aracaju recebeu R$ 36 milhões para a aquisição dos 10 ônibus elétricos. Paralelamente, mais R$ 96 milhões foram autorizados para o governo estadual, que poderá utilizá-los na compra de até 32 ônibus elétricos adicionais. Apesar dessa autorização ter ocorrido em maio do ano passado, o governo de Sergipe ainda não havia informado à população sobre o andamento do processo até o momento.
Ao ser procurado, o governo estadual explicou que a proposta está em fase de estudos para definir o melhor modelo de aquisição dos veículos e sua integração ao sistema de transporte da Região Metropolitana de Aracaju. A decisão final, prevista para março, também inclui a possibilidade de adquirir veículos movidos a gás, além dos elétricos.
Caso o governo de Sergipe opte por utilizar o crédito aprovado, a população da Grande Aracaju poderá contar com 42 ônibus elétricos circulando, marcando um importante avanço para a mobilidade urbana e a sustentabilidade. Além disso, a prefeitura de Aracaju sinalizou interesse em ampliar a frota elétrica no futuro, o que poderia transformar o atual cenário do transporte coletivo da capital — hoje considerado precário — em um dos mais sustentáveis e menos poluentes do Brasil.
