Reserva Biológica de Santa Isabel sob ameaça
- André Carvalho

- há 3 dias
- 1 min de leitura

O meio ambiente novamente é alvo de ataque de políticos sergipanos! Reserva Biológica de Santa Isabel, aqui em Sergipe, está sob ameaça! Apesar de seu papel na preservação ambiental, garantindo, entre outras coisas, a reprodução de espécies de tartarugas marinhas, políticos como Alessandro Vieira, Laércio Oliveira e Milton Andrade querem reduzir seu tamanho drasticamente e transformá-la em Parque Nacional para facilitar a exploração da região.
Há um projeto de autoria de Alessandro Vieira que altera os limites da Reserva Biológica de Santa Isabel. O decreto de criação da Reserva menciona uma área de 2.766 hectares, mas seus dados demarcaram uma área de 4100 hectares e, por isso, em vez de reafirmar o atual tamanho da Reserva, o senador optou por diminuí-la. Como nada é tão ruim que não possa piorar, o senador Laércio Oliveira aproveitou para relatar o projeto e flexibilizar as regras na região, permitindo, com a mudança de Reserva para Parque Nacional, que empresários adentre o território para explorá-lo economicamente.
Há um olhar predatório em curso em Sergipe, não é o ecoturismo que querem incentivar, mas a construção de mega estruturas que comprometem frontalmente a preservação ambiental, e aqui entra a participação de Milton Andrade. Segundo fontes, a agência Desenvolve-SE, presidida por Milton, tem participado da discussão com o intuito de atrair resorts para a região. Não é o interesse do ribeirinho que está motivando esses atores políticos, mas grandes empreendimentos que possuem uma maior capacidade de convencimento de autoridades.
Matéria derivada da produção audiovisual do Sergipense






Comentários