Na tarde desta quarta-feira, 18, o professor Jorge Carvalho lançará no Museu da Gente Sergipana a biografia do ex-governador Jackson Barreto (MDB). Com o título “Jackson Barreto, tempo e contratempo”, o escritor promete passar pelos erros e acertos do político que considera ser o maior líder popular da história de Sergipe.
Jorge, Doutor em História e Filosofia da Educação, foi secretário de educação durante as gestões de Jackson Barreto à frente dos governos de Aracaju e de Sergipe e iniciou o processo de escrita do livro em 2011. Pela amizade e o respeito recíproco que mantém com o ex-governador, Jorge agradece pelas entrevistas e materiais concedidos a ele para abordar não só os acertos, mas, também, os erros da caminhada do político.
Além de entrevistar cerca de 16 pessoas, o escritor afirma ter lido todos os jornais entre 1960 e 2018 perseguindo as mais diversas perspectivas sobre os passos políticos do ilustre político. Apesar de ser uma biografia autorizada, o autor garante que os “incêndios que lhe chamuscaram a imagem” não foram poupados.
Jackson Barreto de Lima (79), natural do município de Santa Rosa de Lima, foi um dos nomes da resistência democrática em Sergipe durante o período da ditadura militar. Atuou no movimento estudantil, foi carteiro e membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB), tendo gerido sua atuação com o foco no combate às desigualdades sociais e na defesa da educação pública de qualidade.
Tendo sido o primeiro prefeito eleito em Aracaju após anos de intervenção da ditadura, Jackson direcionou seus esforços para a infraestrutura dos bairros periféricos e no aumento da oferta de vagas na educação básica. Sendo um dos políticos mais exitosos nas disputas eleitorais de Sergipe, disputou 14 eleições, tendo vitória em 11 delas. Foi vereador de Aracaju, prefeito da capital, deputado estadual, deputado federal e governador do estado.
Sem medo de errar, Jorge afirma que seu livro conta a trajetória da maior liderança popular da história política de Sergipe. O livro está disponível à venda na livraria Escariz e, a partir das 17h desta quarta-feira, disponível também durante sessão de autógrafos no Museu da Gente Sergipana.
A história de Jackson Barreto está entrelaçada com a história política de Sergipe, sendo importante conhecê-la para compreender melhor a história política do estado. O livro é uma homenagem necessária aos mais de 50 anos de carreira política do carteiro comunista que virou governador.
No Sergipense, há uma entrevista abordando a carreira de Jackson Barreto dividida em Parte 1 e Parte 2.