Com os votos de Alessandro Vieira e Laércio Oliveira, Senado aprova projeto que reduz pena de golpistas e outros criminosos
- André Carvalho

- há 4 dias
- 1 min de leitura

Na noite desta quarta-feira, 17, o Senado aprovou o PL 2162/23, que reduz penas dos envolvidos na trama golpista liderada por Jair Bolsonaro (PL) e que culminou nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Trata-se de mais um projeto que ignora as necessidades reais do povo brasileiro para atender aos interesses do ex-presidente e de outros condenados por crimes contra a democracia.
Foram 48 votos favoráveis e apenas 25 contrários. Da bancada sergipana, os senadores ligados ao grupo do governador Fábio Mitidieri (PSD), Alessandro Vieira (MDB) e Laércio Oliveira (PP), votaram a favor do texto, alinhando-se aos interesses de Jair Bolsonaro. Rogério Carvalho (PT) votou contra o projeto.
A votação foi precedida por um acordo articulado pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), que viabilizou a tramitação célere da proposta. O acordo constrangeu o governo Lula (PT), que negou sua existência por meio da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT). No entanto, como apontado pelo senador Renan Calheiros (MDB) e confirmado pelo próprio Jaques Wagner, houve, sim, um acordo — segundo o petista, firmado sem o conhecimento da ministra ou do presidente da República.
Na prática, a proposta beneficia não apenas os participantes dos atos de 8 de janeiro, mas também outros condenados e investigados por crimes contra a democracia, incluindo réus envolvidos no plano de golpe após as eleições de 2022.
O texto segue agora para sanção presidencial e deve ser vetado pelo presidente Lula.






Comentários