top of page
  • Instagram
  • Twitter

Governo Lula reforça SAMU de Sergipe com 26 ambulâncias e prevê chegar a 44 veículos novos até março

  • Foto do escritor: André Carvalho
    André Carvalho
  • 18 de fev.
  • 2 min de leitura
Foto: Arthur Soares e César de Oliveira
Foto: Arthur Soares e César de Oliveira

Após um período de desmontes e questionamentos sobre a gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), uma boa notícia chega ao estado de Sergipe. O governo federal, sob a liderança do presidente Lula (PT), por meio do Ministério da Saúde, enviou 26 novas ambulâncias para renovar a frota do SAMU sergipano.


No dia 14 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou a cerimônia de entrega dos veículos na praça Fausto Cardoso, em Aracaju. O governador de Sergipe agradeceu ao presidente Lula e à ministra Nísia Trindade, do Ministério da Saúde, pelo apoio. As novas ambulâncias vão reforçar o atendimento em 15 municípios, incluindo Areia Branca, Aracaju, Barra dos Coqueiros, Capela, Lagarto, Laranjeiras, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora do Socorro.


Somando-se a essas, a SES prevê receber mais 18 ambulâncias em março. No total, serão 44 veículos novos para o SAMU sergipano. Essa iniciativa faz parte de um esforço nacional do governo Lula para modernizar a frota do SAMU e melhorar o atendimento de urgência móvel em todo o país.


Além da renovação da frota, o Ministério da Saúde ampliou em 30% os repasses para custeio do SAMU 192, o que representa um incremento de R$ 396 milhões anuais. Em entrevista à Rádio Jornal, o líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (PT), destacou a importância de comunicar essas ações à população, uma vez que o governo federal tem enfrentado dificuldades nesse aspecto.


A renovação da frota ocorre em um contexto de questionamentos sobre a gestão dos recursos do SAMU em Sergipe. Uma auditoria do Ministério da Saúde apontou a necessidade de devolução de R$ 35 milhões ao Fundo Nacional de Saúde, devido à falta de clareza na aplicação dos recursos destinados ao SAMU entre janeiro de 2022 e setembro de 2023, período que abrange as gestões de Belivaldo Chagas (Podemos) e Fábio Mitidieri (PSD). O governo estadual nega irregularidades.


A entrega das novas ambulâncias representa um avanço significativo para o SAMU de Sergipe, trazendo melhores condições de trabalho para os profissionais e de atendimento para a população. Além disso, a revisão dos valores repassados aos demais entes pelo governo federal vão no caminho de garantir que os veículos entregues tenham condições de representar uma melhora real do serviço.


Commentaires


bottom of page