top of page
  • Instagram
  • Twitter
  • Foto do escritorAndré Carvalho

Pesquisa Atlas Intel: Apesar da polarização, Lula segue com boa aprovação e PT lidera a preferência dos eleitores


Foto: Ricardo Stuckert

Pesquisa Atlas Intel, divulgada no último dia 6, traz um panorama da opinião pública sobre o cenário político nacional. Os números demonstram que a divisão política vista em 2022 continua viva, porém, o presidente Lula (PT) segue com índices positivos e o Partido dos Trabalhadores lidera a preferência dos brasileiros.


Segundo o instituto, 51,7% dos brasileiros aprovam o desempenho do presidente Lula no comando do país, ante 42,8% que desaprovam. Apenas 5,5% respondeu não saber como avalia o desempenho do presidente. O resultado é positivo para o presidente, subindo dois pontos percentuais a sua aprovação e vendo sua desaprovação cair 4 pontos desde a última pesquisa Atlas, em novembro de 2023. 


A avaliação do governo, por sua vez, é de 42,2% de ótimo/bom contra 39% de ruim/péssimo, 15,9% avaliou o governo como regular e apenas 2,8% não soube responder. Em relação à pesquisa anterior, ótimo/bom oscilou 1 ponto para mais, enquanto ruim/péssimo perdeu 6 pontos percentuais, tendo regular crescido em 6 pontos percentuais.


O instituto ainda avaliou a imagem de alguns líderes políticos. Nesse tópico, o presidente Lula possui um saldo positivo de 6 pontos percentuais, avaliado positivamente por 51% e negativamente por 45%.


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), diferentemente de Lula, possui um saldo de imagem negativo de menos 8 pontos. 43% afirmou ter uma imagem positiva de Bolsonaro, ante 51% dos que afirmaram ter uma imagem negativa do ex-presidente.


O pior índice na pesquisa foi o do senador Sérgio Moro (UNIÃO), contando com uma imagem negativa para 65% dos entrevistados. Em seguida, Arthur Lira (PP) e Ciro Gomes (PDT) com imagem negativa para 62% e 58% dos entrevistados, respectivamente. 


A preferência partidária também foi tema da pesquisa, tendo o Partido dos Trabalhadores sido escolhido por 29,3% dos respondentes. O desempenho do PT na pesquisa é semelhante aos números de outros institutos, que costumam colocar o partido como o mais querido do Brasil.


O PL ficou na segunda colocação com 17,9%, sendo puxado pela presença do ex-presidente Bolsonaro na sigla. Muito abaixo dos dois primeiros colocados vêm NOVO e PSDB, ambos com 1,6%. O PSOL é a preferência de 1,3% dos entrevistados e o União Brasil para 1,1%. O histórico MDB, partido que conta com o maior número de filiados no país, aparece com 0,9%. PDT e PSB, partidos de esquerda que possuíam, num passado recente, grande relevância, pontuam com míseros 0,6%.


PCdoB e Podemos empatam com 0,5% e o PSD, partido do governador de Sergipe, amarga 0,3%. 38,9% dos entrevistados afirmaram não ter preferência por nenhum partido e os demais partidos juntos somaram 4,8%.


A pesquisa contou com uma amostra de 7.405 respondentes através do recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos, o nível de confiança da margem de erro é 95%. A coleta ocorreu entre 28 e 31 de janeiro de 2024.




bottom of page