A eleição de 2026 já começou
- André Carvalho

- há 13 minutos
- 1 min de leitura

A eleição deste ano já começou! É um erro pensar que ela só acontecerá em outubro. Antes do eleitor escolher seu candidato, os partidos fazem suas escolhas, definem estratégias, convidam candidatos e definem as opções que os eleitores terão na urna.
Por isso, a responsabilidade por esse processo não pode recair apenas sobre o eleitor. Precisamos de mais atenção e compromisso coletivo com essas escolhas, sobretudo por parte dos partidos, que ocupam um papel central no funcionamento da democracia.
É fundamental que cada peça da nossa democracia funcione bem, que os partidos apresentem bons candidatos, que conversem com as suas plataformas ideológicas e com as expectativas dos eleitores. Em 2026, escolheremos presidente, governador, senadores, deputados estaduais e federais, e é urgente melhorar — e muito — a qualidade dessas escolhas.
Em Sergipe, os desafios são evidentes. Nossa bancada federal está distante das expectativas do nosso povo, e isso precisa ser revertido para que possamos aprovar pautas que melhorem a vida da classe trabalhadora, das minorias políticas e que fortaleçam a democracia. Apesar de importante, democracia não é um valor para todos. Aliás, não dá para esperar isso de políticos que, muitas vezes, possuem preço em vez de valores.
Portanto, é preciso ter clareza sobre os desafios que enfrentaremos neste ano, pois eles definirão se os próximos quatro anos serão mais ou menos difíceis do que o ciclo político que estamos atravessando. Que haja mais abertura para inovações positivas na política e menos tolerância com projetos que giram em torno de umbigos individuais, e não das coletividades.






Comentários