top of page
  • Instagram
  • Twitter
  • Foto do escritorAndré Carvalho

“Aracaju é PT”: Candisse Carvalho vence prévia interna e será anunciada como pré-candidata do PT à prefeitura em 9 de março

Foto: Janaína Santos

O Partido dos Trabalhadores de Aracaju realizou seu processo de eleição interna neste sábado, 24, como parte dos protocolos do partido para definição de qual filiado irá representar o PT na disputa pelo Executivo da capital. Após desistência das demais chapas, somente a liderada pela jornalista Candisse Carvalho foi à urna.


A eleição interna de delegados atendeu aos protocolos do partido, que, em Aracaju, preferiu a realização de prévias eleitorais a seguir a recomendação do PT nacional e realizar a escolha da pré-candidatura no Diretório Municipal. Duas chapas apresentaram candidatos: Candisse Carvalho foi a aposta da “Aracaju é PT”, das tendências Resistência Socialista, Esquerda Popular Socialista e Articulação de Esquerda; o nome de Clóvis Barbosa foi defendido apenas pela Avante!, corrente com pouca expressão interna.


Apesar da estrutura partidária ter sido acionada para a eleição, na véspera, Clóvis Barbosa retirou seu nome, desejando sorte a Candisse Carvalho. A ação de Clóvis se adiantou ao provável resultado, visto que o grupo majoritário do partido aderiu ao nome de Candisse, e tenta evitar que desgastes desnecessários entre os militantes prejudiquem o partido e garantindo à pré-candidatura do PT um sentimento de maior unidade. 


Embora a eleição interna de chapa única não estimule a participação, visto que não há disputa, dos 4.518 filiados do PT em Aracaju (TSE), 263 filiados foram ao PT participar do processo que deverá representar a escolha da federação PT-PCdoB-PV. Pelo estatuto da Federação, os resultados eleitorais do PT garantem essa prerrogativa. 


Como abordado anteriormente pelo Sergipense, caso não haja consenso entre os partidos da federação em Sergipe, a decisão sobe para a Assembleia Geral da federação, órgão máximo deliberativo, onde o PT detém 43 das 60 cadeiras. PCdoB e PV, que escaparam graças a federação da cláusula de barreira, possuem 8 e 9 cadeiras, respectivamente, no órgão. 


Apesar da vitória, o anúncio oficial do nome de Candisse se dará apenas em 9 de março, durante evento no PT. A decisão do PT é importante para que o campo de esquerda da capital avance na construção de alianças e apoios visando um projeto de cidade popular, que garanta o direito à cidade e dignidade aos cidadãos aracajuanos. 



0 comentário
bottom of page