top of page
  • Instagram
  • Twitter

“Defender o SUS é defender a democracia”, aponta Sergipense ao receber premiação do Sindimed

  • Foto do escritor: André Carvalho
    André Carvalho
  • 17 de out.
  • 2 min de leitura

Foto: Amós Araújo
Foto: Amós Araújo

Nesta sexta-feira, 11, o Sergipense recebeu o Prêmio “Amigo do Médico”, outorgado pelo Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed). A premiação faz parte de uma série de ações em comemoração ao Dia do Médico (18 de outubro), que incluem, além do prêmio citado, a Comenda Dra. Glória Tereza.


Criado em 2007, o Prêmio Amigo do Médico se dedica a valorizar veículos de imprensa e personalidades que colaboram, direta ou indiretamente, com as lutas da categoria. Dessa forma, o Sindimed selecionou o Sergipense pela atuação combativa contra o sucateamento dos serviços e dos vínculos trabalhistas no SUS, por meio de um processo contínuo e perigoso de terceirização dos aparelhos de saúde do estado de Sergipe e de seus municípios, como Aracaju.


Durante o evento, o cientista político André Carvalho, criador de o Sergipense, destacou o SUS como um produto direto da democracia brasileira — tendo sido criado durante o processo de redemocratização, em 1988 — e sendo sua defesa, também, a defesa da própria democracia. Pontuou ainda que o desmonte dos serviços universais de saúde é característico de projetos de poder autoritários — sem citar, porém, referência direta aos ataques sofridos durante os governos Temer e Bolsonaro.


Além desse prêmio, foi concedida a Comenda Dra. Glória Tereza Lima Barreto Lopes, a mais alta honraria concedida pelo sindicato em homenagem a médicos que se destacaram em suas especialidades e contribuíram para a medicina sergipana. Nesta edição, dentre os homenageados, destaca-se a entrega da honraria à médica Sílvia Palmeira, pediatra com mais de quatro décadas de atuação e ex-prefeita de Pirambu.


Nesta semana, o Sindimed, ao lado de sindicatos e atores políticos, lançou a “Frente Ampla Contra Organizações Sociais em Sergipe, em Defesa do Concurso Público”, tendo o clima de luta feito parte dos discursos dos homenageados. Durante a solenidade, o presidente do sindicato, Helton Monteiro, reforçou a importância da defesa da profissão dos médicos e demais profissionais da saúde, representados por seus sindicatos no evento, e os efeitos negativos que a entrada massiva de Organizações Sociais tem tido no estado de Sergipe.


Para o Sergipense, é motivo de felicidade ter reconhecida a luta que conduz nosso processo de participação no debate público sergipano. Receber o Prêmio “Amigo do Médico” reafirma o compromisso do projeto com a defesa do serviço público, do SUS e da democracia, valores intrínsecos à nossa luta.

Com informações do Sindimed
ree

Comentários


bottom of page