Desmonte do SUS: Família Mitidieri entrega mais três UPAS às Organizações Sociais
- André Carvalho

- 30 de set.
- 2 min de leitura
Matéria derivada da produção audiovisual do Sergipense

Mitidieri está entregando a saúde do povo para empresário lucrar. A partir de 1º de outubro as UPAs de Neópolis, Boquim e Tobias Barreto passarão a ser geridas por OSs, duas delas com um histórico que traz desconfiança.
Em Boquim, assume a Organização Social AHBB Rede Casa. Em 2021, o TCE de São Paulo reprovou um contrato entre a empresa e a prefeitura de Cubatão e solicitou a devolução de R$ 4,5 milhões. Ela também é acusada de não prestar contas em relação aos serviços prestados e ao pagamento dos funcionários em Bauru, onde manteve contrato com a prefeitura no ano de 2022. Lá, deixou de pagar verbas rescisórias e salários de ex-funcionários, com relatos de atrasos e pagamento de adicional de insalubridade inferior ao devido.
A gente de Tobias Barreto será atendida pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD). Além de acumular algumas centenas de processos trabalhistas, foi acusada de atrasar salários em São Paulo, em Salto e em Cubatão. Em Santa Isabel foi acusada de não recolher o FGTS dos funcionários e foi processada pela prefeitura, por uma dívida de mais de 1 milhão de reais. Em Picos, foi instaurado um inquérito pelo MPT por supostas discriminações e irregularidades em relação a trabalhadores.
Já a UPA de Neópolis será administrada pelo Instituto Nacional de Apoio a Gestão Pública (Inasp).
Em vez de fazer concurso, a família Mitidieri acha melhor entregar essas UPAs nas mãos de empresários que costumam contratar médicos na modalidade PJ, por exemplo, sobrecarregando os profissionais e podendo afetar a qualidade do atendimento. Além de médicos, as relações trabalhistas com enfermeiros e demais profissionais também costumam ser péssimas. Mas, segundo o secretário Claúdio Mitidieri, isso representa uma “melhoria contínua dos serviços”. Eu até me surpreenderia com esse comentário de um político do PSB, mas lembrei que a família dele é dona de plano de saúde, então, faz sentido….






Comentários