top of page
  • Instagram
  • Twitter

Justiça cobra Mitidieri por descumprir acordo e trocar concursados por PJs na saúde

  • Foto do escritor: André Carvalho
    André Carvalho
  • 8 de out.
  • 2 min de leitura

Foto: Assessoria Governo de Sergipe
Foto: Assessoria Governo de Sergipe

A farra da terceirização do SUS por Mitidieri ganhou um novo capítulo, o Judiciário está solicitando esclarecimentos acerca do descumprimento de um acordo que garantia que os profissionais contratados da Fundação Hospitalar de Saúde seriam substituídos por concursados, porém, a Família Mitidieri está descumprindo.

Falei aqui sobre a entrega de 3 upas às organizações sociais, então, os contratados da Fundação que atuavam nessas unidades estão sendo substituídos por profissionais contratados como pessoa jurídica. Porém, apesar da ação de Fábio Mitidieri (PSD) e Claúdio Mitidieri (PSB), o governo fez um acordo na justiça no qual esses funcionários seriam substituídos por concursados.


Porém, desde 1º de outubro, o Ministério Público Federal vem recebendo diversas denúncias de que estão em curso as rescisões dos contratos para a entrada de funcionários ainda mais precarizados, que irão trabalhar como PJs nas Organizações Sociais que dominarão a saúde nos próximos anos do governo Mitidieri.


Mas ninguém pense que isso é ingenuidade, esse governo parece ver o Estado como incompetente para gerir seus órgãos e quer transformar o Estado em mero pagador de boleto para empresário, o próprio governador deixa claro que a entrega da saúde para empresários e o sucateamento do vínculo trabalhista é seu projeto de governo. 


Segundo o MPF, o Estado estaria descumprindo a Ação Civil Pública, ao substituir contratações diretas temporárias por terceirizações via Oss; Prejudicando candidatos aprovados no concurso público vigente (SES/SE 2025), que aguardam convocação; Violando os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência (art. 37, caput, CF/88); Fragilizando o serviço público com vínculos precários e terceirizados, em detrimento da força de trabalho estável e concursados.


Esse é o governo que temos, que acha que funcionário publico concursado é mero empecilho para o desenvolvimento do Estado. Deixa aqui nos comentários o que você acha dessa visão do governo da Família Mitidieri.


Matéria derivada da produção audiovisual do Sergipense
ree

Comentários


bottom of page