top of page
  • Instagram
  • Twitter
  • Foto do escritorAndré Carvalho

Pesquisa Quaest demonstra cenário aberto para segundo turno em Aracaju

A TV Sergipe divulgou na nesta segunda-feira, 26, a primeira pesquisa eleitoral da emissora para a disputa à prefeitura de Aracaju em 2024. Realizada pelo Instituto Quaest, a pesquisa mostrou um cenário favorável às candidaturas de direita, mas também revelam que o campo está aberto para o crescimento de outros candidatos.


No cenário estimulado, Emília Corrêa (PL) lidera com 26%, seguida de Danielle Garcia (MDB) com 19%, Yandra de André (União) com 13%, Luiz Roberto (PDT) 9%, Candisse Carvalho (PT) 8%, Niully Campos (PSOL) 2%, Zé Paulo (NOVO) 1%, Felipe Vilanova (PCO) 0%. Indecisos somaram 8% e branco/nulo/ns 14%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.


No cenário espontâneo, Emília Corrêa lidera com 13% seguida por Luiz Roberto (6%) Yandra de André (6%), Candisse Carvalho (2%), Danielle Garcia (2%), Niully Campos (1%). Indecisos somaram 66%, branco/nulo/ns 4%.


A Quaest mediu também o conhecimento, o potencial de voto e a rejeição dos candidatos. 77% dos eleitores afirmam conhecer Danielle, 44% afirmam que poderão votar na candidata e 33% que não votarão, 19% não conhecem e 4% não souberam ou não respondeu (ns/nr). Emília é conhecida por 68% dos entrevistados, 42% poderão votar na candidata e 26% rejeitam, 29% não conhecem e ns/nr 3%. Yandra é conhecida por 62% dos entrevistados, 30% poderão votar na candidata e 32% de rejeitam, 36% não conhecem e ns/nr 2%.


Apenas 41% dos entrevistados conhecem Luiz, 18% afirmam poder votar no candidato enquanto 23% rejeitam, 58% não o conhece e ns/nr 1%. Candisse é conhecida 43% dos entrevistados, 15% afirmam poder votar na candidata e 28% que não votariam nela, 54% afirmam não a conhecer e ns/nr 3%. 


Niully é conhecida apenas por 30% dos eleitores, 10% afirmam que podem votar na candidata e 20% que não votariam, 69% não a conhece e ns/nr 1%. Zé e Felipe são conhecidos por 15% dos eleitores, rejeitados por 12% e apenas 10% afirmam que poderiam votar em ambos, 84% não os conhecem e ns/nr 1%.



Os resultados confirmam o favoritismo de Emília Corrêa na disputa, entretanto, sem muita folga. Emília, Danielle e Yandra são as candidatas com maior nível de conhecimento público, explicando suas posições na pesquisa e sugere a presença do “recall” — quando um eleitor aponta um candidato que já ouviu falar em detrimento de outros que ainda não conhecem. Com um cenário eleitoral pulverizado, a disputa pelo segundo turno continua em aberto, com chances reais para Emília, Danielle, Yandra, Luiz e Candisse.


Registrada no TSE com o número SE-09990/2024, a Quaest ouviu 852 eleitores entre os dias 23 e 28 de agosto sendo encomendada pela TV Sergipe.


bottom of page