top of page
  • Instagram
  • Twitter
  • Foto do escritorAndré Carvalho

Rivais por quase 5 décadas, Maria Mendonça e Luciano Bispo podem dividir palanque em Itabaiana


Foto: reprodução

Rivais por décadas em Itabaiana, Maria Mendonça (PDT) e Luciano Bispo (PSD) poderão se unir em torno de uma candidatura visando se contrapor à força de Valmir de Francisquinho (PL) na cidade. 


Em entrevista à rádio da família da ex-deputada Maria Mendonça, o vereador Alex Henrique (PP) explicitou a possibilidade de sua líder dividir palanque com Luciano Bispo nas eleições municipais deste ano. Com a justificativa, segundo Alex, de que o candidato não será de Luciano, mas do governador Fábio Mitidieri (PSD), ao qual ambos os grupos são aliados.


“Talvez Luciano não lance candidato em Itabaiana. Quem irá lançar o candidato em Itabaiana será o governador, o candidato do PSD será o candidato do Governador” disse o vereador, que aproveitou para analisar que possivelmente Maria não teria problema em subir no mesmo palanque de Luciano porque em 2022 ambos subiram no palanque de Mitidieri.


Apesar de frisar que o candidato será do governador, o nome em questão seria o de Edson Passos (MDB), que foi candidato do grupo de Luciano Bispo em 2020 ao Executivo de Itabaiana. Naquela eleição, Edson obteve 39% dos votos, sendo eleito Adailton Souza (PL), com 53% dos votos. Apesar de tradicional na política itabaianense, a candidata do grupo de Maria obteve apenas 5% dos votos naquela eleição.


Atualmente, Alex é o único vereador em Itabaiana aliado a Maria, mas pondera que suas falas não representam, necessariamente, o pensamento da ex-deputada. Procurada pelo Sergipense, Maria não quis dar entrevista, mas pontuou que não trataria da questão porque não teria sido procurada para tratar desse assunto com as lideranças, salientando que as decisões do seu grupo são anunciadas por ela própria.


A fala de Alex Henrique surge após a possibilidade de Maria Mendonça retornar à Alese. Com a saída de Luiz Roberto (PDT) da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, visando sua pré-candidatura à prefeitura de Aracaju, há a possibilidade do deputado estadual Garibalde Mendonça (PDT) substituí-lo, elevando Maria, primeira suplente do PDT, à Alese.


O movimento de superar uma rivalidade de quase 5 décadas demonstra o enfraquecimento de Luciano Bispo e Maria Mendonça em Itabaiana e o fortalecimento de Valmir no município. A possibilidade fica em aberto por, em sua resposta, Maria não descartar em definitivo a possibilidade, se limitando a dizer que não foi procurada para tratar do tema.


bottom of page