top of page
  • Instagram
  • Twitter

Rodrigo Valadares lidera faltas em plenário na bancada sergipana em 2024, equivalendo a um mês de ausência de um trabalhador

Foto do escritor: André CarvalhoAndré Carvalho
Foto: Júlio Dutra
Foto: Júlio Dutra

Em 2024, conforme dados disponibilizados pelo portal da Câmara dos Deputados, a presença dos deputados federais em plenário foi exigida em somente 87 dias. As votações em plenário são as mais importantes, pois, seguindo o rito tradicional, são elas que definem se as matérias serão aprovadas e encaminhadas para o senado ou para a sanção do presidente. Da bancada sergipana, somente 3 deputados federais não possuem uma falta sequer em plenário.


O portal da Câmara oferece acesso ao total de presenças e faltas dos deputados, diferenciando ausências justificadas (como missões oficiais, questões de saúde documentadas, luto familiar ou licenças parentais) daquelas sem justificativa formal. Esse mecanismo permite ao cidadão monitorar a atuação de seus representantes, garantindo maior transparência acerca dos mandatos.


A maioria dos deputados sergipanos registrou baixo índice de faltas não justificadas, com destaque positivo para João Daniel (PT), Yandra de André (União) e Katarina Feitoza (PSD) que não possuem uma única falta não justificada em plenário. Ícaro de Valmir (PL) aparece com apenas 1 dia de ausência não justificada em plenário, seguido de  Nitinho (PSD) com 2, Thiago de Joaldo (PP) com 2, Gustinho Ribeiro (REP) com 2 e Fábio Reis (PSD) com 2.


O destaque negativo da bancada sergipana fica com Rodrigo Valadares (União), que acumulou 8 faltas não justificadas (9,2% dos dias de sessão). Para contextualizar, em um emprego com regime 5x2, esse percentual equivaleria a aproximadamente 30 dias de ausência em um ano — um mês inteiro de trabalho.

Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados

Outro parlamentar que chama atenção é Fábio Reis (PSD), que se licenciou do mandato para ceder espaço ao suplente Nitinho, atendendo a um acordo político. Durante o período em que estava oficialmente no cargo, faltou a 25% das sessões (2 dias de 8 previstos). Apesar disso, assim como no caso de Valadares, não há registros de desconto salarial para ambos no portal de transparência da Câmara — apesar de ser essa uma penalidade prevista.


bottom of page