Recentemente o Sergipense deu publicidade a uma denúncia do senador Rogério Carvalho (PT) em relação a uma emenda apresentada senador Laércio Oliveira (PP) que ataca diretamente a Petrobras e investimentos da estatal em Sergipe. Apesar da relevância do tema, a classe política do estado se mostrou pouco interessada na defesa da petroleira e da retomada de suas atividades no estado.
O bolsonarista Laércio Oliveira, relator no senado do projeto de lei que cria o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten), apresentou uma emenda que cria um teto para empresas na participação do mercado de gás, afetando diretamente a Petrobras que detém cerca de 80% desse mercado. O projeto original, voltado à transição energética, não justificaria essa restrição que beneficia interesses privados em detrimento da soberania nacional.
Em Sergipe, o movimento “Volta Petrobras” tem ganhado força com o empenho de Rogério Carvalho, junto aos sindicalistas do Sindipetro, da FUP e da CUT. O movimento recentemente alcançou avanços significativos, como o anúncio de editais para o Projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP), agora ameaçado pela emenda de Oliveira. Importante frisar que o impacto da proposta não se limita a Sergipe, afetando também outros investimentos da Petrobras pelo país.
Além de Rogério Carvalho, destacam-se no cenário político a atuação do deputado federal João Daniel (PT) e do senador Alessandro Vieira (MDB) contra as investidas de Laércio em Brasília. No entanto, o silêncio dos deputados estaduais governistas sobre o tema é notável e preocupante.
Com o avanço do movimento pela retomada das atividades da estatal em Sergipe, deputados como Jeferson Andrade (PSD), Lidiane Lucena (REP), Luiz Fonseca (PP), Kaká Santos (União), Luizão Donatrampi (União), Áurea Ribeiro (REP), Maísa Mitidieri (PSD) e outros aderiram à causa, porém, silenciaram perante ao boicote provocado pelo senador aliado.
Diante da gravidade que é o boicote à maior estatal do país, é inapelável o dever que esses paramentares têm de sair do conforto da omissão e cobrar de Laércio Oliveira a exclusão dessa emenda. Assim como fizeram os parlamentares Rogério Carvalho, João Daniel e Alessandro Vieira, é fundamental honrar o voto do povo sergipano e defender os interesses do povo desta terra.