top of page
  • Instagram
  • Twitter

André Moura, pré-candidato ao Senado, é citado durante CPMI do INSS

  • Foto do escritor: André Carvalho
    André Carvalho
  • 29 de out.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 30 de out.


Foto: assessoria de Yandra de André Moura
Foto: assessoria de Yandra de André Moura

André Moura (União) foi citado na CPMI do INSS pelo deputado Rogério Correia (PT). Segundo o parlamentar, Moura era reconhecido como “dono do INSS” durante o governo de Michel Temer (MDB) — do qual era líder no Congresso.

André teria indicado diretores investigados na CPMI que abriram caminho para as fraudes.


Além dessa citação, André Moura foi questionado em Sergipe por sua relação com Lequinho que, apesar de ser um ex-vereador de Umbaúba, conseguiu fazer parte desse esquema nacional, sendo sócio de duas empresas denunciadas.


O deputado Rogério Correia disse que irá solicitar a presença de André Moura para esclarecer sua relação com o INSS. Por enquanto, são apenas duas possíveis coincidências estranhas que precisam ser entendidas. NOTA DE ESCLARECIMENTO

Face a declarações prestadas à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, que tentam associar indevidamente o ex-deputado federal e presidente do Diretório Estadual do União Brasil em Sergipe André Moura a um depoente, esclarecemos os seguintes pontos fundamentais:

André Moura não tem qualquer vínculo com os fatos investigados pela CPMI. O ex-deputado não figura como citado nem como investigado no curso das apurações junto à Polícia Federal.

Como prova de seu compromisso com a elucidação dos fatos, sua filha, a deputada federal Yandra Moura, não apenas assinou o requerimento de instauração da CPMI, como também cobrou publicamente, na Câmara dos Deputados, a apuração rigorosa dos fatos que afetam milhões de brasileiros.

A menção a uma indicação de servidor em 2017 refere-se a um procedimento padrão da prática política junto ao Governo Federal. Na condição de líder do PSC à época, coube a André Moura apenas encaminhar a documentação, o currículo e as informações do nome indicado pelo partido ao órgão público competente, ao qual cabia a análise final, avaliação e eventual nomeação.

Quem formaliza o encaminhamento de uma indicação partidária não possui atribuição legal para fiscalizar os atos do indicado.

O ex-deputado não conhece o servidor em questão, nem manteve qualquer trato direto com ele. O contato ocorreu unicamente entre a assessoria da liderança e o indicado, fato este confirmado pelo próprio depoente em sua oitiva à CPMI.

Trata-se de uma clara tentativa de envolver o ex-deputado André Moura nos desmandos do INSS para fins meramente político-eleitorais, visando atingir sua imagem.

Reiteramos o respeito ao trabalho da CPMI, mas é inaceitável que uma investigação tão importante – destinada a proteger os direitos dos aposentados e pensionistas – possa ser utilizada para politização, em vez de concentrar-se nas causas que realmente importam à sociedade.

Aracaju, 29 de Outubro de 2025.

Assessoria de Imprensa | Diretório Estadual do União Brasil em Sergipe

Matéria derivada da produção audiovisual do Sergipense
ree

1 comentário


Denalvo Marques
Denalvo Marques
há 5 dias

A PREFEITA DE ARACAJU EMILHA GORREIA ESTAR DE PARA BENS UMA JOVEM SENHORA TRABALHADEIRA JÃ ATE AGORA FEZ MUITO PELA ARACAJU E VAI FAZER MUITO MAIS ESTAR ASFALTANDO TODA ARACAJU QUE NOS JESTORES ANTERIORES AS RUAS DE ARACAJU ERA UMA VERGONHA CHEIOS DE BURACOS EU MORO AQUI NO INTERIOR QUANDO EU IA A ARACAJU ERA TERRRIVES AS BURAQUEIRAS AGORA NÃO MUITO BEM HEMILHA EU GOSTARIA QUE VOCE VOSSE O GOVERNO DO NOSSO ESTADO DE SERGIPE PORQUE ESSE GOVERNO QUE ESTAR AIR ABONDONOU AS ESTRADAS RODOVIARIAS DO NOSSO ESTADO VENDEU UMA PARTE DA DESO SEM NESECIDADE PARA ESSA IGUÁ PREJUDICANDO TODOS NOIS SERGIPANOS MAIS UMA COIZA E SERTA 2026 VEM AIR E QUEM PLANTA COLHE.UM FORTE ABRAÇO. HEMILHA. QUE JESUS LHE…

Curtir
bottom of page