top of page
  • Instagram
  • Twitter

Câmara de Itabaiana deveria homenagear Quintino de Lacerda em seu prédio

  • Foto do escritor: André Carvalho
    André Carvalho
  • 16 de set.
  • 1 min de leitura
Matéria derivada da produção audiovisual do Sergipense
ree

O primeiro vereador negro do Brasil foi um sergipano de Itabaiana e Câmara de vereadores de lá poderia fazer uma justa homenagem a ele! 

Quintino de Lacerda, nasceu em Itabaiana, mas, vivendo sob o regime nefasto da escravidão, foi vendido e se mudou para São Paulo, onde conquistou sua liberdade. Quintino liderou o quilombo do Jabaquara e foi eleito vereador da cidade de Santos em 1895.


Eu não consigo imaginar um itabaianense que mereça mais ser homenageado pelo parlamento municipal de Itabaiana do que Quintino de Lacerda. Apesar disso, a Câmara de Vereadores de Itabaiana homenageia em seu prédio Luciano Bispo que nunca foi vereador e, por estar vivo, não poderia ter seu nome dado a prédios públicos. Recentemente o MP recomendou que a câmara retirasse o nome do deputado, o que foi acatado.


Para entender a força histórica que Quintino, quando conquistou o mandato de vereador, sua vitória política gerou boicote de alguns vereadores racistas da câmara da cidade e um processo na justiça. Além de vencer o processo, Quintino chegou a presidir a Câmara de Santos!


Quem mora em Itabaiana certamente conhece seu nome, dado a rua do colégio Arco-íris. Apesar de eu ser itabaianense, não me lembro de ver sua memória sendo fortemente reverenciada na cidade.


Quintino é um dos importantes nomes da luta pela abolição da escravidão no Brasil e acredito que já passou da hora de Itabaiana reconhecer sua importância e reverenciar sua memória. E não há passo inicial mais justo do que dar ao prédio da Câmara de Itabaiana o nome do primeiro vereador negro deste país!

ree

Comentários


bottom of page