top of page
  • Instagram
  • Twitter
  • Foto do escritorAndré Carvalho

Deputados itabaianenses se movimentam pela duplicação de trecho da BR-235 em Sergipe


Deputados itabaianenses levantam pauta histórica do povo do agreste sergipano: a duplicação da BR-235. Nesta semana o deputado federal Ícaro de Valmir (PL) e o deputado estadual Marcos Oliveira (PL) se movimentaram para reacender a pauta que tem como objetivo principal a duplicação do trecho que liga Itabaiana e Aracaju.


A duplicação do trecho da BR-235 que liga Aracaju e Itabaiana é uma demanda de nós itabaianenses, que sofrem com o trânsito intenso e perigoso na rodovia. No trecho mais perigoso, que fica na região do Cafuz, conhecido pelos acidentes, já houve uma intervenção parcial para diminuir os riscos na região, entretanto, pouco se avançou desde então para a duplicação de todo o trecho.


A obra é importante para o desenvolvimento econômico e social da região da capital nacional do caminhão. Os deputados, que são aliados políticos, estão coordenando esforços para pressionar em Brasília e em Sergipe por essa demanda. O deputado federal Ícaro de Valmir lançou uma frente parlamentar na Câmara dos Deputados visando a articulação da pauta, além dessa que busca a duplicação da BR-235, há outras duas que buscam a duplicação de trechos da BR-423 e da BR-304.


A iniciativa de Ícaro contou com o apoio de 200 deputados de diversos partidos, incluindo todos os representantes de Sergipe, exceto João Daniel (PT), que estava em missão oficial na China e não pôde assinar ainda. Atualmente existem 196 frentes parlamentares na Câmara dos Deputados, que funcionam como um mecanismo para que assuntos relevantes possuam condições de ganhar visibilidade no Congresso.


Além disso, o deputado estadual Marcos Oliveira (PL) tem usado a tribuna da Alese e o espaço que tem ocupado nas rádios sergipanas para chamar atenção do povo sergipano, chegando a lançar uma petição online para recolher assinaturas de sergipanos em favor da duplicação. A iniciativa visa mobilizar a sociedade civil e mostrar a importância da obra para a população.


O assunto não é novo na pauta política sergipana, em 2017, o governador Jackson Barreto (MDB) anunciou que a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) publicaria o edital de chamamento para as empresas interessadas na concessão da duplicação da BR-235, a partir da saída de Aracaju até o povoado Terra Dura, em Ribeirópolis, passando por Itabaiana. O modelo seria uma parceria público-privada, com inclusão de um pedágio. No entanto, não chegou a sair do campo da intenção.


Em abril deste ano, o deputado Ícaro também fez a solicitação da duplicação ao ministro da Infraestrutura, Renan Filho (MDB), na comissão de Viação e Transportes da Câmara. O ministro, que já havia sido cobrado quando visitou Sergipe na companhia do presidente Lula (PT), se comprometeu a analisar a demanda e buscar uma solução para o impasse.


Segundo o site estradas.com.br, trafegam pelo trecho cerca de 9 mil veículos todos os dias. A duplicação facilitaria o acesso do agreste às praias do litoral sergipano e da Grande Aracaju ao turismo do interior, como o parque nacional da serra de Itabaiana, a cachoeira de Macambira e a rota da farinha, favorecendo o turismo interno. Além disso, atenderia às necessidades de distribuição de mercadorias, uma vez que é uma rota fundamental para o agronegócio das regiões do Agreste e do Sertão sergipano e, também, de parte da Bahia.


A frente parlamentar e a petição online são iniciativas importantes dos deputados Ícaro e Marcos, demonstrando compromisso com os interesses do estado e, principalmente, da região Agreste. Cresci percorrendo o trecho, seja a passeio ou acompanhando familiares que saem de Itabaiana para vender nas feiras da capital, e sei dos benefícios que a duplicação trará. Que o governo federal atenda ao pleito dos sergipanos e libere os recursos para a obra o mais rápido possível, assim como conclua a duplicação do trecho da BR-101.


0 comentário
bottom of page