top of page
  • Instagram
  • Twitter

Enquanto o PT sergipano corre atrás do PSD, Kassab descarta apoio a Lula

  • Foto do escritor: André Carvalho
    André Carvalho
  • há 8 minutos
  • 2 min de leitura

Foto: Janaína Santos/assessoria parlamentar do senador Rogério Carvalho
Foto: Janaína Santos/assessoria parlamentar do senador Rogério Carvalho

O partido de Fábio Mitidieri tem três alternativas para presidente em 2026, nenhuma delas é Lula. Segundo Gilberto Kassab, o PSD trabalha com a possibilidade de apoiar Tarcísio de Freitas, Ratinho Júnior ou Eduardo Leite para presidente. 

E veja, enquanto o palanque do PSD só se fortalece aqui em Sergipe, o PT recua de fazer oposição a Fábio Mitidieri e articula reunião do presidente Lula com o governador para uma possível aliança no próximo ano, implorando praticamente por uma vaga de senador na chapa. Nos últimos meses, o presidente estadual do partido, Rogério Carvalho, abandonou o tom duro a Mitidieri pelo discurso ameno que deixa aberta a possibilidade de parceria.

A desculpa do petista é que Lula precisa de um palanque forte em Sergipe, porém, quando esse mesmo argumento foi usado para boicotar a campanha de Rogério ao governo em 2022 ele não aceitou. Esse argumento tem vários problemas, um deles é colocar o PT nacional como indiferente ao sucateamento do Estado que Mitidieri tem produzido, outro é colocar Lula, que venceu três eleições presidenciais, como pior de voto do que Mitidieri. Gente, pelo amor de Deus, Lula venceu um presidente da república que estava no cargo e tentava a reeleição mesmo recém-saído da cadeia. Pensar que Mitidieri ajuda Lula e não o contrário é tratar o petista como "basculho". 


Acho que já passou da hora de o PT deixar claro o que quer de sua vida aqui em Sergipe. Até hoje, o PT não colocou nenhum nome como possibilidade ao governo em 2026. Nenhuma grande liderança do PT de Sergipe tem criticado a entrada de Organizações Sociais na saúde e a terceirização de todas as áreas do Estado, não falam nada do governo Mitidieri. Quando estão em eleição, querem “consciência de classe” do eleitor para votar em partidos de esquerda, mas para pedir que votem em partidos de esquerda tem que ser de esquerda em Brasília e em Sergipe.


Esperar apoio do PSD para Lula em Sergipe é fazer política no maior estilo MDB. O grupo de Mitidieri não deixou de apoiar Bolsonaro para apoiar Lula em 2022, depois de tudo que Bolsonaro fez. Dos 8 deputados federais eleitos em 2022, 6 foram no grupo de Mitidieri, todos de direita e que dificultam a vida de Lula em Brasília. Se o PT de Sergipe quer mesmo ajudar Lula e não apenas ser ajudado por ele, é melhor tentar construir um palanque forte que dispute o governo e amplie a presença em Brasília.

Matéria derivada da produção audiovisual do Sergipense
ree

bottom of page