Fábio Mitidieri realizará concurso na educação com menos vagas do que escolas
- André Carvalho
- há 9 horas
- 2 min de leitura

Fábio Mitidieri (PSD) desrespeita os professores ao anunciar um concurso com menos de uma vaga por escola. Sergipe tem 319 escolas e, ainda assim, o governador ofereceu apenas 300 vagas para professores no concurso da educação. Parece que o governo tem alergia a servidor concursado.
Dessas 300 vagas, 26 são para o Conservatório de Música, outras 274 vagas serão distribuÃdas para mais de 319 escolas. Essa diferenciação serve apenas para evidenciar o absurdo de um concurso tão descompromissado com a educação pública.
Para se ter ideia, em 2021 o Estado de Alagoas realizou concurso para a rede estadual e já prepara um novo, agora com mais de 500 vagas imediatas. Alagoas tem 310 escolas e fez concurso há menos de quatro anos. Sergipe, com mais escolas e há 13 anos sem concurso, oferece menos vagas. É mais uma ofensa aos professores da nossa terra.
Na diretoria regional responsável por Itabaiana, por exemplo, são apenas 2 vagas imediatas para Biologia. Já para LÃngua Portuguesa, uma disciplina com mais aulas por turma, apenas 3 vagas.
Mitidieri até realiza um concurso, mas um concurso capenga, que desvaloriza o magistério. Desde 2012, os professores sergipanos aguardam um concurso e agora são presenteados com algo que, em vez de motivar, desanima toda a categoria. Não adianta dar prêmios ocasionais se o governo não garante concursos, carreira e valorização.
Aqui no Sergipense já mostramos quando o governador tentou culpar os próprios professores pelo baixo número de vagas, omitindo o número de aposentadorias desde o último concurso. É mais um setor do Estado em que Mitidieri prefere manter profissionais contratados, mais vulneráveis a perseguição polÃtica, em vez de garantir estabilidade a esses trabalhadores.
Matéria derivada da produção audiovisual do Sergipense


