No último dia 9 de outubro, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou o levantamento dos “cabeças” do Congresso Nacional, uma lista com os 100 parlamentares mais influentes em Brasília. Da bancada sergipana, apenas o senador Rogério Carvalho (PT).
O levantamento, que está na sua 30ª edição, tem como objetivo fornecer aos movimentos sociais um mapeamento confiável de como se movimentam as forças no Congresso Nacional, facilitando o processo de “advocacy” desses movimentos. Além da listagem, a publicação na íntegra, que será divulgada em breve, traz o perfil dos parlamentares e detalhamento do levantamento.
O DIAP ainda classifica e separa os parlamentares por sua capacidade de condução dos debates legislativos, de negociação, de articulação, de formulação e de votação. Ficam de fora do levantamento parlamentares licenciados de suas funções. A lista é composta por 71 deputados e 29 senadores. 69 estão na base de sustentação do governo Lula e apenas 31 na oposição.
O senador Rogério Carvalho, que se destaca como debatedor, aparece pela quinta vez consecutiva enquanto senador. O petista já havia aparecido no levantamento durante os 4 anos de mandato que exerceu enquanto deputado, entretanto, numa lista secundária dos 50 parlamentares em ascensão, uma espécie de lista de promessas do Congresso Nacional.
Rogério tem conseguido não apenas manter sua relevância dentro do Congresso, como aumentar. No início deste ano passou de 3º para 1º secretário da mesa do Senado Federal, sendo ainda titular nas mais relevantes comissões permanentes do Senado, como a de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e a de Assuntos Econômicos (CAE).
Além das comissões permanentes, participa como titular da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Atos de 8 de Janeiro de 2023, após ter sido suplente na CPI da Pandemia. No currículo ainda traz do período como deputado federal a experiência de ter sido relator do programa “Mais Médicos”, um dos mais importantes programas do governo Dilma (PT).
Apesar de apenas Rogério aparecer na lista dos 100 mais influentes, aparecem dois representantes da bancada sergipana na lista de parlamentares em ascensão: o senador Laercio Oliveira (PP) e o deputado federal João Daniel (PT). Laercio apareceu na lista de 2015 a 2021, tendo se destacado principalmente por ter relatado a Lei do Gás em 2019 e 2020.
O deputado João Daniel estreia no levantamento do DIAP na lista de deputados em ascensão. A mudança de forças na Presidência da República, com um governo petista, e a participação do parlamentar na CPI do MST contribuíram para o crescimento político de João no Congresso. Em 2021, a bancada do PT indicou João Daniel para a segunda secretaria da Câmara dos Deputados, mas acabou perdendo a vaga para Marília Arraes, à época filiada ao partido, que articulou candidatura avulsa com o presidente Arthur Lira (PP).
Além de apresentar os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, o levantamento do DIAP também traz o detalhamento sobre a composição partidária e regional da elite parlamentar.
PT e PL, que lideram governo e oposição, respectivamente, são os partidos que lideram o ranking. O PT possui 22 parlamentares dentre a elite do Congresso, enquanto o PL conta com 11. O DIAP aponta que a organização de núcleos temáticos no PT garantem robusta influência no parlamento, mesmo quando na oposição. Já sobre o PL, pesa a desfavor do partido o sectarismo e o fundamentalismo de boa parte da bancada.
A lista segue com União Brasil (10), MDB (9), PSD (9), PP (9), PDT (5), PCdoB (5), PSB (4), PSOL (4), REP (4), PSDB (3), REDE (2), CID (1), PODE (1) e SD (1). Proporcionalmente, o PCdoB é o partido mais bem representado na elite do Congresso. No Senado, o partido de maior protagonismo é o PSD com 6 senadores na lista. O partido que mais apresentou perda na elite parlamentar, segundo o levantamento, foi o PSDB.
O DIAP apresentou também a divisão regional da elite do Congresso. Pela 4ª vez consecutiva o Nordeste supera o Sudeste na liderança do ranking de elite parlamentar. O Nordeste detém 42% dos parlamentares, enquanto o Sudeste conta com 36% da elite do Congresso. O Nordeste se destaca principalmente no Senado, onde conta com 48% dos mais influentes membros. O Sudeste se destaca na Câmara dos Deputados, tendo 32 deputados da região na lista de “cabeças” do Congresso.
A região Sul emplaca 11 parlamentares no ranking, o Norte 7 e o Centro-Oeste 4. O estado melhor posicionado no ranking é São Paulo, com 17, todos deputados federais. A lista continua com Rio de Janeiro (11), Bahia (9), Pernambuco (8), Ceará e Minas Gerais (7), Paraíba (6), Paraná e Rio Grande do Sul (5), Maranhão (4), Alagoas e Piauí (3), Amapá (2), Amazonas (2), Tocantins (2). Mato Grosso do Sul, Sergipe, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Roraima e Santa Catarina aparecem com apenas 1. Acre, Pará e Rondônia não contaram com nenhum dos seus parlamentares na lista.
Durante as 30 edições, o senador Paulo Paim (PT) é o único a aparecer em todas as edições. Na bancada sergipana, o recorde é de Antônio Carlos Valadares (PSB), o ex-senador apareceu em 12 edições do ranking.
A lista do DIAP é uma ferramenta pensada para auxiliar a atuação dos movimentos sociais, para que a busca por parlamentares no Congresso Nacional seja mais eficiente, privilegiando o diálogo com os parlamentares que, de fato, exercem influência na construção parlamentar e que podem apoiar os sindicatos e movimentos sociais a alcançarem seus objetivos no parlamento.
Sergipe aparece apenas com o senador Rogério Carvalho na lista desta e da edição anterior, o que fica longe do ideal para o estado. Ter representantes da bancada na elite do Congresso potencializa a capacidade de atração de investimentos e de defesa dos interesses do povo sergipano. Apesar disso, há um bom sinal com a presença do deputado João Daniel e do senador Laercio Oliveira, que mudou de casa legislativa, na lista de 50 parlamentares em ascensão, proporcionando uma possibilidade de fortalecimento da bancada.
Confira a lista, em ordem alfabética, dos 100 "cabeças" do Congresso Nacional segundo o DIAP
Parlamentares em caixa alta são os Novos “Cabeças” do Congresso 2023
Deputado Adolfo Viana (PSDB-BA)
Deputado Aécio Neves (PSDB-MG)
Deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB)
Deputado Alencar Santana (PT-SP)
Deputada Alice Portugal (PCdoB-BA)
Deputado Altineu Cortês (PL-RJ)
Deputado André Figueiredo (PDT-CE)
Deputado Antônio Brito (PSD-BA)
Deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP)
Deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP)
Deputado Arthur Lira (PP-AL)
Deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA)
Deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE)
Deputado AUREO RIBEIRO (Solidariedade-RJ)
Deputado Baleia Rossi (MDB-SP)
Deputada BENEDITA DA SILVA (PT-RJ)
Deputado BOHN GASS (PT-RS)
Deputado CARLOS JORDY (PL-RJ)
Senador Carlos Portinho (PL-RJ)
Deputado Carlos Zarattini (PT-SP)
Deputado CHICO ALENCAR (PSol-RJ)
Senador Cid Gomes (PDT-CE)
Senador CIRO NOGUEIRA (PP-PI)
Deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA)
Senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB)
Deputado DANILO FORTE (União Brasil-CE)
Senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP)
Deputado DOUTOR LUIZINHO (PP-RJ)
Deputado EDUARDO BISMARCK (PDT-CE)
Deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP)
Senador Eduardo Braga (MDB-AM)
Senador Eduardo Gomes (PL-TO)
Senador EFRAIM FILHO (União Brasil-PB)
Senadora Eliziane Gama (PSD-MA)
Deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA)
Deputado EMANUEL PINHEIRO NETO (MDB-MT)
Deputada Erika Kokay (PT-DF)
Senador ESPERIDIÃO AMIN (PP-SC)
Deputado EUNÍCIO OLIVEIRA (MDB-CE)
Senador FABIANO CONTARATO (PT-ES)
Deputado FELIPE CARREIRA (PSB-PE)
Deputada Fernanda Melchionna (PSol-RS)
Deputado Fernando Coelho Filho (União Brasil-PE)
Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ)
Deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR)
Deputado GUILHERME BOULOS (PSol-SP)
Deputado HEITOR SCHUCH (PSB-RS)
Deputado Hugo Motta (Republicanos-PB)
Senador Humberto Costa (PT-PE)
Deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL)
Deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ)
Senador Jaques Wagner (PT-BA)
Deputado JOÃO LEÃO (PP-BA)
Deputado JONAS DONIZETTE (PSB-SP)
Deputado José Guimarães (PT-CE)
Deputado JÚLIO CESAR (PSD-PI)
Deputado JÚLIO LOPES (PP-RJ)
Deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP)
Deputado Lincoln Portela (PL-MG)
Deputado LINDBERGH FARIAS (PT-RJ)
Deputado Luciano Bivar (União-PE)
Deputada Luisa Canziani (PSD-PR)
Deputado LUIZ CARLOS HAULY (Podemos-PR)
Deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP)
Deputada Luiza Erundina (PSol-SP)
Senador Marcelo Castro (MDB-PI)
Deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP)
Deputada MARIA DO ROSÁRIO (PT-RS)
Deputado MAURO BENEVIDES FILHO (PDT-CE)
Senador MECIAS DE JESUS (Republicanos-RR)
Deputado MENDONÇA FILHO (União Brasil-PE)
Deputado NILTO TATTO (PT-SP)
Deputado ODAIR CUNHA (PT-MG)
Senador OMAR AZIZ (PSD-AM)
Deputado Orlando Silva (PCdoB-SP)
Senador Otto Alencar (PSD-BA)
Deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG)
Senador Paulo Paim (PT-RS)
Deputado PEDRO LUPION (PP-PR)
Senadora PROFESSORA DORINHA SEABRA (União Brasil-TO)
Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG)
Senador Renan Calheiros (MDB-AL)
Deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE)
Deputado RICARDO SALLES (PL-SP)
Senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
Senador Rogério Carvalho (PT-SE)
Deputado Rogério Correia (PT-MG)
Senador ROGÉRIO MARINHO (PL-RN)
Deputada ROSEANA SARNEY (MDB-MA)
Deputado RUBENS PEREIRA JUNIOR (PT-MA)
Deputado RUI FALCÃO (PT-SP)
Deputada Tabata Amaral (PSB-SP)
Senadora TEREZA CRISTINA (PP-MS)
Deputado TÚLIO GADELHA (Rede-PE)
Senador VANDERLAN CARDOSO (PSD-GO)
Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB)
Deputado Wellington Roberto (PL-PB)
Senador Weverton Rocha (PDT-MA)
Deputado ZECA DIRCEU (PT-PR)
Lista dos 50 deputados e senadores em ascensão segundo o levantamento do DIAP
Parlamentares em caixa alta são novos na lista de parlamentares em ascensão
Deputada ADRIANA VENTURA (Novo-SP)
Deputado AIRTON FALEIRO (PT-PA)
Senador ALAN RICK (União-AC)
Deputado Aliel Machado (PV-PR)
Deputado ANDRÉ JANONES (Avante-MG)
Senador Angelo Coronel (PSD-BA)
Deputado Beto Pereira (PSDB-MS)
Deputado BETO RICHA (PSDB-PR)
Deputado Cláudio Cajado (PP-BA)
Senador Confúcio Moura (MDB-RO)
Deputado Domingos Neto (PSD-CE)
Deputado DR. FERNANDO MÁXIMO (União-RO)
Deputado ELI BORGES (PL-TO)
Deputada ERIKA HILTON (PSol-SP)
Deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES)
Deputado FÁBIO MACEDO (Podemos-MA)
Senador Flávio Arns (PSB-PR)
Deputado Giacobo (PL-RR)
Deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP)
Deputado Giovani Cherini (PL-RS)
Deputado GLAUBER BRAGA (PSol-RJ)
Senador JAYME CAMPOS (União-MT)
Deputado JOÃO DANIEL (PT-SE)
Deputado JOSÉ PRIANTE (MDB-PA)
Deputado JOSEILDO RAMOS (PT-BA)
Senador LAÉRCIO OLIVEIRA (PP-SE)
Senadora LEILA BARROS (PDT-DF)
Deputado Luis Tibé (AVANTE-MG)
Deputado LUIZ GASTÃO (PSD-CE)
Deputada LUZIANE LINS (PT-CE)
Deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS)
Deputado Mário Heringer (PDT-MG)
Deputada NATÁLIA BONAVIDES (PT-RN)
Deputado PAULO ALEXANDRE BARBOSA (PSDB-SP)
Deputado PAULO GUEDES (PT-MG)
Deputado PEDRO UCZAI (PT-SC)
Deputado POMPEO DE MATOS (PDT-RS)
Deputada ROBERTA ROMA (PL-BA)
Deputado RODRIGO DE CASTRO (União-MG)
Deputada S MIA BOMFIM (PSol-SP)
Deputado SANDERSON (PL-RS)
Senador SÉRGIO PETECÃO (PSD-AC)
Deputado Sergio Souza (MDB-PR)
Deputado SILAS C MARA (Republicanos-AM)
Deputada TALIRIA PETRONE (PSol-RJ)
Deputado TARCISIO MOTTA (PSol-RJ)
Deputado Valmir Assunção (PT-BA)
Deputado Zé Silva (Solidariedade-MG)
Deputado ZÉ VITOR (PL-MG)
Senador ZEQUINHA MARINHO (Podemos-PA)