top of page
  • Instagram
  • Twitter
Foto do escritorAndré Carvalho

Candisse Carvalho surge competitiva em pesquisa Atlas Intel, reforçando tese pelo voto útil da esquerda


Foto: Mavi

A TV Atalaia divulgou na noite desta quinta-feira, 26, um levantamento do Instituto Atlas Intel sobre a disputa pela prefeitura de Aracaju. Apesar de haver o registro de uma pesquisa encomendada pela TV Atalaia ao instituo no site do TSE com a avaliação do cenário mais recente, entre os dias 24 e 29 de setembro, a pesquisa divulgada na noite de ontem reflete o cenário que existia entre os dias 18 e 23 de setembro. 


Registrada sob o número SE01358/2024, a pesquisa ouviu 1.200 aracajuanos e analisou o cenário induzido, além de possíveis cenários de segundo turno e a avaliação dos candidatos, embora a TV Atalaia tenha divulgado apenas os resultados do cenário estimulado e a avaliação do presidente Lula (PT).


Nos resultados da induzida, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando apenas os votos válidos, Emília Corrêa (PL) lidera com 28,3% dos votos, seguida por Yandra de André (União) com 25,2%. Luiz Roberto (PDT) e Candisse Carvalho (PT) aparecem tecnicamente empatados na terceira colocação com 16,4% e 14,1% respectivamente. Danielle Garcia (MDB) marcou 10,6%, Niully Campos (PSOL) 4%, Felipe Vilanova (PCO) 0,8% e Zé Paulo (Novo) 0,6%.


Embora os dados reflitam um cenário de dias anteriores, o levantamento aponta uma disputa acirrada pela prefeitura de Aracaju, e evidencia o potencial de Candisse Carvalho, candidata de esquerda e oposição aos governos neoliberais de Fábio Mitidieri (PSD) e Edvaldo Nogueira (PDT), de alcançar o segundo turno. A competitividade de Candisse é ainda mais relevante diante da configuração de Luiz Roberto (PDT), que, apesar de estar em um partido de centro-esquerda, apresenta uma chapa fortemente comprometida com o bolsonarismo. O vice de Luiz, Fabiano Oliveira (PP), e seu padrinho político, o senador bolsonarista Laércio Oliveira (PP), trazem à tona o real alinhamento ideológico de sua campanha — tema de matéria recente no Sergipense.


Os resultados da pesquisa demonstram que Candisse Carvalho é a candidata mais viável para representar o campo progressista no segundo turno, fortalecendo a necessidade de um voto útil da esquerda em Aracaju. Um movimento de união em torno de Candisse pode ser crucial para que uma candidatura verdadeiramente alinhada aos princípios da esquerda chegue à fase final da eleição, e ofereça uma alternativa ao avanço das candidaturas bolsonaristas na capital.


bottom of page